Início » Documentos » CPF » Como se inscrever no CPF pela internet

Categorias

CPF

Como se inscrever no CPF pela internet

A Receita Federal do Brasil (RFB) já disponibiliza a algum tempo a emissão do CPF através da internet, o serviço foi criado para facilitar a vida dos cidadãos e também para dar mais agilidade ao processo, a principal vantagem é que ele está disponível 24h e é gratuito. A inscrição presencial possui um custo de R$5,70 (custo esse que não é aplicado para solicitações feitas através do site. A solicitação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) só está disponível pela internet para aqueles que tem mais de dezesseis anos e já possuem o Título de Eleitor, pois tal documento é utilizado pela Receita Federal para verificação dos dados e também evita cadastros em duplicidade.

modelo-novo-cpf-cadastro-de-pessoa-fisica
Modelo do novo CPF

 

Quem pode solicitar

O CPF pela internet só está disponível para quem atende aos seguintes requisitos:

  • Ter mais de 16 anos;
  • Possuir o Título de Eleitor;

Observação: não existe idade mínima para solicitar a inscrição no CPF, no entanto, pela internet só podem se inscrever aqueles que atendem aos requisitos mencionados acima. Os demais cidadãos deverão se inscrever pessoalmente em uma agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou então do Banco do Brasil, sob um custo de R$5,70 (cinco reais e setenta centavos).

Procedimentos para inscrição Online

Se você atende aos requisitos mencionados acima se inscreva no CPF através da página abaixo:
Inscrição do CPF – Cadastro de Pessoa Física

Após acessar o site da Receita Federal será necessário preencher um formulário solicitando que seja gerado um número do CPF. É preciso informar os dados básicos do cidadão e também o número do título de eleitor (se você não tiver o documento não será possível se inscrever pela internet). Após preencher todas as informações no site da Receita Federal selecione a opção “enviar”. Na tela seguinte se todos os dados estiverem corretos será informado um número do documento e também um comprovante de inscrição é importante que você imprima ou salve em seu computador para posterior consulta. Anote o número do CPF para não esquecer, lembre-se que o documento é único por pessoa e o acompanhará pelo resta da vida, pois ele nunca muda.

O CPF possui onze dígitos, sendo os dois últimos dígitos verificadores. Sem o Cadastro de Pessoa Física o cidadão fica impossibilidade de realizar diversos serviços, como: abrir conta em banco, tirar passaporte, fazer matrícula em universidades, prestar concurso público, cadastrar um celular, declarar o imposto de renda, dentre outros.

Menores de 18 anos e quem não possui Título de Eleitor – A inscrição deverá ser realizada pessoalmente em uma Agência dos Correios, BB ou Caixa Econômica Federal, leia aqui o procedimento completo.