Início » Documentos » Como se inscrever no NIT do INSS

Categorias

Documentos

Como se inscrever no NIT do INSS

O Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) ou também conhecido Número de Inscrição Social (NIS) é muito importante para o trabalhador, isso porque ele serve como cadastro na Previdência Social, que por sua vez é utilizada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para contabilizar as contribuições de um cidadão para fins de aposentadoria, pensão e/ou auxílio-doença. Na matéria de hoje você confere como efetuar a inscrição de contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou segurado especial. Através da internet será lhe atribuindo um número NIT ou NIS, que tem basicamente a mesma função do PIS e do PASEP. O número do documento é solicitado inclusive para cadastro de currículo em postos público de apoio ao trabalhador. Caso você já possua um número de inscrição social ele será apresentado na tela, caso contrário será efetuado um cadastro individual, gerando assim o número do NIT.

Muita gente comparece ao INSS para efetuar o cadastramento como contribuinte individual, mas o que poucas pessoas sabem é que tal inscrição pode ser feita pela internet. Quando o trabalhador consegue o primeiro emprego, o empregador é encarregado de fazer o cadastro do PIS ou PASEP (no caso de servidores públicos), quem nunca trabalhou registrado não tem um número atribuído, daí a importância de se fazer a inscrição individual através do NIT ou NIS.

Documentos Necessários

  • Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento, Casamento ou averbação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (obrigatório para empregado doméstico);
  • CPF (obrigatório para todos);

Pela internet é possível efetuar os seguintes cadastros:

  • Contribuinte Individual ou Facultativo;
  • Empregado Doméstico;
  • Segurado Especial;

Como fazer o cadastro do NIT

O cadastramento no NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) pode ser feito através da internet, basta acessar a página de inscrição como contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico e segurado especial. Caso você já tenha cadastro o número será apresentado ao final da solicitação, se você ainda não tiver um número, ele será gerado no final da solicitação. Para se inscrever acesse a página da Previdência Social abaixo:
INSS – Cadastro do NIT
Já na página selecione “Inscrição
inscricao-do-contribuinte-individual
A partir daí o usuário será direcionado para a página do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), lá basta selecionar Inscrição e em seguida escolher “Filiado”.
cadastro-cnis
Depois é só preencher o formulário com seus dados, é preciso informar nome completo, data de nascimento, nome da mãe e pelo menos um documento de identificação complementar, que pode ser o CPF, RG, Título de Eleitor, CNH, passaporte, etc. Após preencher todos os campos selecione “continuar”.
cadastro-nis-previdencia-social
Se for localizado o NIT ele será apresentado, caso contrário será gerado um número novo.

nit-gerado