Início » Boletim de Ocorrência » Pernambuco » Como registrar um BO pela internet em Pernambuco

Categorias

Pernambuco

Como registrar um BO pela internet em Pernambuco

No estado de Pernambuco já encontra-se disponível a Delegacia pela Internet, serviço é uma parceria do Governo do estado e da Secretária de Defesa Social, através dele é possível comunicar a polícia e também registrar um Boletim de Ocorrência por furto, roubo, extravio de documentos e objetos, além de acidentes de trânsito sem vítima lesionada (apenas danos materiais). Com isso o comunicante dessas ocorrências não precisa mais comparecer até uma delegacia de polícia para fazer o registro, além de proporcionar mais agilidade e melhorar o atendimento a população, com ele é possível diminuir a demanda das delegacias e postos, melhorando consequentemente o atendimento.

delegacia-pe

Para que a ocorrência possa ser registrada via internet é necessário que o comunicante seja maior de dezoito anos e que o fato em questão tenha acontecido em qualquer um dos municípios do estado de Pernambuco. As ocorrências disponíveis são:

  • Furto;
  • Roubo;
  • Extravio de documentos e objetos;
  • Acidentes de trânsito sem vítima;

Caso você deseje registrar uma ocorrência não listada, favor comparecer a uma delegacia de polícia, pois no momento, apenas esses registros estão disponíveis na Delegacia da Internet de Pernambuco.

O serviço não é válido apenas para a capital Recife, mas para todos os municípios pernambucanos. Apesar de o registro ser feito pela internet, sua validade é a mesma do BO (Boletim de Ocorrência) feito diretamente na delegacia, isso porque após o preenchimento o formulário é lido e analisado por uma autoridade policial, podendo ser aprovado ou não. Caso o seu B.O seja deferido, ele será disponibilizado para impressão. O prazo de análise varia conforme a demanda do serviço e o tipo de registro, caso necessite de um documento com liberação urgente, por favor compareça a uma delegacia, pois na Delegacia Online não há plantão para este tipo de atendimento.

Como registrar – Para fazer a comunicação o interessado deverá acessar o site servicos.sds.pe.gov.br/delegacia em seguida escolher “Preenchimento” para ter acesso ao formulário, na próxima página é necessário informar o tipo de ocorrência que você quer registrar e descrever o ocorrido. É importante preencher com o máximo de detalhes possíveis, pois o quanto mais detalhado melhor, e maiores serão as chances do documento ser deferido de primeira.

Não custa relembrar – A falsa comunicação a polícia é considerado crime, podendo ser punido com detenção de 1 a 5 meses ou multa, conforme prevê o artigo 340 do Código Penal Brasileiro. No momento do preenchimento o seu IP é identificado por medida de segurança.