Início » Documentos » Como excluir o nome do CADMUT – Cadastro de Mutuários

Categorias

Documentos

Como excluir o nome do CADMUT – Cadastro de Mutuários

O Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT) foi criado para proteger o sistema financeiro, através dele é possível formar um banco de dados com o nome de todos os mutuários, o CPF deve permanecer no cadastro até que haja a quitação total do imóvel, seja ele casa, apartamento, terreno, imóvel na planta ou material de construção. Se você for tentar fazer um novo financiamento é muito provável que o banco consulte o CADMUT para saber se você já possui um financiamento em andamento. O site utilidade vai hoje ensinar como consultar se seu nome está incluso neste cadastro, o que isto significa e também como solicitar a retirada, caso você considere que foi cadastrado indevidamente pela instituição financeira.

cadmut

A Caixa Econômica Federal que é a administradora do Cadmut, no entanto ele é usado para cadastrar mutuários de todas as instituições financeiras. A CEF usa o Sistema de Cadastro de Mutuários (SICDM) que inclusive pode ser utilizado pelo próprio cidadão, caso queira saber se seu nome está incluso no banco de dados. O sistema deve ser acessado através do site www.sicdm.caixa.gov.br para acesso à área restrita é preciso informar um usuário e senha, caso este seja seu primeiro acesso, será necessário também efetuar um cadastro no website da Caixa.

Mutuário – O mutuário é toda aquela pessoa que adquiri um bem através de empréstimo ou financiamento, sendo assim caso você compre seu imóvel parcelado, automaticamente pode ser considerado um mutuário do banco.

O Cadmut não é um cadastro de devedores, ele é apenas um cadastro de pessoas que contrairão financiamento imobiliário, seu nome permanece nele durante todo o financiamento. Assim que acontecer a quitação o banco responsável pelo financiamento deve fazer a retirada do nome do consumidor, para que não dificulte o acesso ao crédito caso o mesmo venha tentar fazer outro arrendamento. O simples fato de ter o nome incluído no Cadastro Nacional de Mutuários não impede que a pessoa adquira outros financiamentos, desde que ela tenha renda compatível, pois o seu atual financiamento será levado em conta quando a instituição financeira for fazer a análise de crédito e de risco.

A exclusão do nome do cadastro só acontece quando o consumidor termina o financiamento imobiliário. Caso você já tenha quitado mas seu nome continue nele, entre em contato com o banco para solicitar a retirada.

O cadastro é desconhecido de tal forma que alguns bancos, imobiliárias e instituições financeiras chegam a informar o consumidor erroneamente que o Cadmut se trata de um cadastro de inadimplência, quando na verdade vimos que ele se trata de um cadastro de pessoas que possuem um financiamento imobiliário em andamento.