Início » Tecnologia » Como descobrir o CPF pelo nome completo pela internet

Categorias

Tecnologia

Como descobrir o CPF pelo nome completo pela internet

A internet revolucionou a vida do homem, isso porque ela nos trouxe muita facilidade no acesso à informação, porém ela também tem seu lado negativo, sendo o maior deles o fato de algumas informações pessoais, tais como: telefone, nome completo, CPF, documentos, endereço, etc forem parar na internet quando alguém digita o seu nome, isso põem em risco a privacidade de cada cidadão, além disso tais informações podem ser utilizadas por pessoas mal-intencionadas.

pesquisa-no-google
Se por algum motivo precisa do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) de alguém, saiba que existem meios legais para conseguir esta informação por meio da internet. Infelizmente este tipo de informação está estampada na internet em sites públicos e de instituições. Caso você alguma vez na vida tenha feito um concurso público, prestado vestibular ou saído no Diário Oficial do Município ou da União, é bastante provável que o seu CPF seja facilmente localizado na internet, como mostraremos nesta matéria.

Além de localizar o CPF, caso a pessoa seja muito exposta na internet você localizará o número de telefone, endereço, redes sociais, etc. Daí a importância de atentar-se as informações que são divulgadas na internet, pois depois de publicadas dificilmente você conseguirá tirá-las do Google.

Às vezes o nome de uma pessoa pode parar no Google sem que ela saiba, o próprio governo acaba colaborando com isso ao divulgar editais, processos civis e criminais, licitações e até processos trabalhistas na internet.

CPF pelo nome – Como pesquisar

O processo de pesquisa é fácil e grátis, pode ser feito usando o próprio Google. Acesse www.google.com.br no campo de busca digite a informação que você tem da pessoa dentro de aspas, pode ser o nome completo, CPF, RG, apelido, nickname (usuário) em redes sociais, etc. É importante que você digite esta informação dentro de aspas, caso contrário a sua busca não será precisa.
Exemplo: para pesquisar sobre Maria José Fernandes Aparecida da Conceição digite: “Maria José Fernandes Aparecida da Conceição” (não esquecer de abrir e fechar aspas).

Com as aspas no nome o buscador pesquisará apenas por resultados específicos. Sem abrir e fechar aspas ele buscará o termo de modo geral, qual página que tenha Maria, José, Fernandes, Aparecida e Conceição poderá ser listada na busca, o que não ajudará em nada.
pesquisa-no-google
Outra dica é colocar o nome da pessoa dentro de aspas e depois escrever CPF, exemplo:

  • “Maria José Fernandes Aparecida da Conceição” CPF
  • “Maria José Fernandes Aparecida da Conceição” Endereço
  • “Maria José Fernandes Aparecida da Conceição” Telefone
  • “Maria José Fernandes Aparecida da Conceição” Nome da cidade

Lógico que não será apresentado nenhum resultado para “Maria José Fernandes Aparecida da Conceição” pois este nome não existe, inventei para fazer essa matéria sem ter que exemplificar com alguém existente. Tente fazer a busca usando o seu nome, vizinho, parente ou amigo, você se surpreenderá com o tanto de informações que localizará na internet, até mesmos pessoas que não usam a internet acabam tendo suas informações expostas por processos judiciais, trabalhistas, editais, licitações, etc.

CPF pelo nome – sites de consulta

Uma dica é fugir dos sites e pessoas que prometem fazer a pesquisa do CPF pelo nome, a maioria trata-se de um golpe, além disso, é perigoso fornecer informações próprias ou de terceiros a desconhecidos na internet, pois estas informações podem ser utilizadas para aplicar golpes (em você ou na pessoa que está tentando descobrir o CPF).
Se não conseguiu localizar o CPF nas dicas mencionadas acima.

Não estamos estimulando a consulta de informações de terceiros na internet. O que quero alertar é que nossas informações são expostas na internet, muitas vezes sem o nosso consentimento, daí a importância de preocupar-se com a privacidade ao usar as redes sociais, exemplo: tem necessidade de colocar seu nome completo no perfil do Facebook? As pessoas precisam saber seu nome completo mesmo?

Retirar o nome da internet é muito difícil. Veja o que aconteceu comigo, em 2005 processei uma empresa que trabalhei, essa informação foi divulgada em um site que re-publica o “Diário Oficial” e consultas processuais. Já entrei em contato com o site por diversas vezes e eles nem respondem minhas solicitações.