Início » Documentos » Título de Eleitor » Como tirar a Certidão de Quitação Eleitoral

Categorias

Título de Eleitor

Como tirar a Certidão de Quitação Eleitoral

O Título de Eleitor é um documento obrigatório para quem tem entre dezoito e setenta anos e está obrigado a votar, tal documento é importante para que o cidadão exerça a sua cidadania e consequentemente o seu poder de escolha na política brasileira. O documento também é exigido em diversas situações do dia a dia, como, por exemplo, exercer cargo público ou simplesmente tirar o passaporte quando esta em idade obrigatória para votação. O Tribunal Superior Eleitoral, mais conhecido como TSE, disponibiliza em sua página na internet uma ferramenta na qual é possível emitir uma Certidão de Quitação Eleitoral ou também conhecida “nada consta eleitoral”, tal documento comprova que até a presente data o eleitor não possui nenhum débito com a justiça eleitoral, veja abaixo como emiti-lo gratuitamente.

certidao-de-quitacao-eleitoral-tse

A Certidão de Quitação Eleitoral serve como comprovante de que o eleitor está quite com a Justiça Eleitoral e também pode substituir o “comprovante de votação nas últimas eleições”, pois ela comprova que até a presente data não consta nenhum débito do cidadão, portanto seu Título de Eleitor está apto para votação, estando consequentemente em situação regular.

Certidão Eleitoral através da internet

O procedimento é bem simples, ele deve ser feito através do site do TSE (link da ferramenta abaixo):

Na primeira página você verá um conteúdo introdutório sobre como funciona a ferramenta e também terá disponível o termo de uso. Selecione a opção “li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral”, posteriormente selecione “Emissão de Certidão”. Veja abaixo uma imagem sobre esses dois passos para facilitar o processo:
passo-1-e-2-emissao-certidao-de-quitacao-eleitoral
A próxima etapa é preencher o formulário com seus dados: nome completo, número do título de eleitor, data de nascimento e filiação (nome dos pais). Lembre-se também de informar o código da imagem de validação. Depois de tudo preenchido selecione [Emitir Certidão], se todos os dados informados estiverem corretos será gerado o documento para impressão.

A certidão gerada será similar a primeira imagem utilizada dessa matéria.

Os Cartórios Eleitorais de todo o país recebem diariamente um grande número de eleitores que querem emitir a Certidão, grande parte deles acaba alegando que desconhece a possibilidade de emitir a certidão pela internet ou então encontra dificuldades em realizar o procedimento. Em virtude disso elaboramos um tutorial passo a passo para gerar a certidão online, ela tem a mesma validade do emitido de forma presencial nos cartórios eleitorais.