Início » Boletim de Ocorrência » Acre » BO pode ser registrado no Acre pela internet

Categorias

Acre

BO pode ser registrado no Acre pela internet

No estado do Acre existe a possibilidade de registrar um Boletim de Ocorrência por meio da internet, tal serviço é disponibiliza através de uma parceria entre a Polícia Civil e a Secretária de Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia Online é possível registrar um BO de nove tipos de ocorrência, além de ser permitido o registro de denúncias. O serviço está disponível para residentes e turistas, é necessário que o fato em questão tenha ocorrido em algum município acriano. Pela plataforma podem ser registrados perda, furto e extravio de documentos e objetos, bem como o desaparecimento ou localização de uma pessoa.

registro-bo-online-no-acre

O serviço tornou o registro mais moderno, uma vez que qualquer pessoa pode registrar o fato através de um computador com internet, dessa forma além de agilidade os cidadãos ganham em comodidade, já que não precisarão se deslocar até uma delegacia do município. Infelizmente não são todos os registros que podem ser feitos via internet, por enquanto apenas 8 (oito) tipos estão liberados, são eles:

  • Extravio ou furto de objetos;
  • Extravio ou furto de documentos;
  • Extravio ou furto de eletrônico (inclui celulares, notebooks etc);
  • Desaparecimento ou localização de uma pessoa;

As opções mencionadas acima são as que podem ser feitas através da internet. Caso você queira registrar um fato não listado, por favor compareça até uma Delegacia de Polícia para que seja lavrado um Boletim de Ocorrência (BO), que é o registro oficial junto a Polícia Civil e que tem fins legais. É extremamente importante que o documento seja registrado, mesmo que a ocorrência em questão seja de menor gravidade, pois além de ser uma prova documentada do ocorrido, o documento ainda ajuda a polícia a gerir melhor a polícia local, contribuindo para alimentação dos índices de criminalidade por região. Disponibilizar o documento pela internet foi uma ideia para justamente estimular o registro, mas ainda sim, muitas pessoas deixam de fazer o registro.

Registrando uma ocorrência – Pela internet acesse a Delegacia Online do Acre em seguida escolha [BO Online], na próxima página selecione a modalidade de ocorrência que deseja registrar, consequentemente basta preencher o formulário com os dados do ocorrido. É importante preencher o formulário o mais detalhado possível, pois ele será lido por uma autoridade policial, que poderá validá-lo ou não, somente em caso de deferimento é que o Boletim de Ocorrência (B.O) é liberado para impressão.

registro-bo-online-no-acre

O BO eletrônico tem a mesma validade do documento expedido nas delegacias, tanto é que ele é validado por uma autoridade antes da liberação. Vale salientar que o falso registro de ocorrência é crime, sendo punido pelo artigo número 340 do Código Penal Brasileiro.