O Departamento de Identificação do Rio Grande do Sul disponibiliza por meio da internet o Atestado de Antecedentes Criminais, que é um documento que comprova a existência ou não de pendências jurídico/criminal sendo um documento importante para aqueles que estão tirando visto, procurando um emprego ou que pretendem assumir algum cargo de confiança. Sem ele fica praticamente impossível conseguir um emprego nos dias de hoje, visto que ele é um instrumento importante de identificação. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o documento não mostra a ficha policial de um cidadão, ele apenas aponta um resultado positivo ou negativo referente a pendências jurídico criminais.

atestado-de-antecedentes-criminais-online

Requisitos
Para tirar o documento pela internet é preciso que o cidadão atenda a alguns requisitos, tais como:

  • Ser maior de 18 anos – Isso porque os menores de dezoito anos não são considerados responsáveis legalmente, portanto não é permitida em hipótese alguma a emissão de certidão de antecedentes criminais em nome de menores de dezoito anos, pois estes são considerados penalmente inimputáveis, conforme legislação brasileira.
  • Possuir um RG emitido no Rio Grande do Sul – Para que a solicitação possa ser feita pelo site é importante que o cidadão tenha um documento de identificação emitido no estado do Rio Grande do Sul, caso contrário a solicitação não poderá ser feita pela internet. Neste caso procure um posto de identificação, ou caso queira dar continuidade a emissão da Certidão de Antecedentes Criminais pela internet acesse o site da Polícia Civil ou Secretária de Segurança Pública (SSP) do estado onde seu documento foi expedido. Aqui no site Utilidade você encontra tutoriais sobre como emitir a certidão em todos os estados brasileiros, basta selecionar a opção “Atestado de Antecedentes”, em seguida selecione o seu estado.

Nota: Para que a emissão possa ser realizada via internet é importante que os dados informados estejam corretos, de acordo com o seu documento.

Como tirar a Certidão de Antecedentes Criminais

Para emitir o “Atestado de Bons Antecedentes” o interessado deverá acessar a página abaixo:

São necessários apenas o preenchimento de três campos, são eles:

  • Número do RG (Registro Geral) com o dígito verificador;
  • Primeira linha do documento de origem (verso do RG);
  • Segunda linha do documento de origem (verso do RG);

Após o preenchimento escolha “Emitir Atestado” para fazer uma pesquisa no banco de dados do Instituto de Identificação. É importante que os dados estejam corretos para que o documento possa ser gerado via internet. Caso a ferramenta apresente algum erro ou não localize a sua carteira de identidade, por favor, procure um posto de identificação presencial, veja aqui os endereços do TudoFácil.